APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL PELAS EMPRESAS PRIVADAS

MOTTA, Gabriel Garmatter Froes da1; ZABLONSKY, Marcos Jose2;

Introdução:A sustentabilidade se tornou uma pauta de grande relevância devido a dois principais fatores:1) Surgimento e avanços tecnológicos que aumentam a competitividade entre as empresas por destaque na mente do consumidor;2) Aumento de problemas sociais e ambientais, como poluição, fome e pobreza. Nesse cenário, a sustentabilidade empresarial se tornou um diferencial para as corporações conseguirem ter um bom posicionamento, se destacarem no mercado e contribuírem com a sobrevivência a longo prazo do meio ambiente, da sociedade e das próprias empresas. A sustentabilidade empresarial consiste em instituições do setor privado que contribuírem de forma contínua e compromissada com alguma causa social - como inclusão social e educação ou ambiental. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é um documento que serve para orientar as nações, empresas e a sociedade a adotarem padrões sustentáveis, com o propósito de conversar o Planeta com boas condições sociais e ambientais a longo prazo. Várias empresas estão utilizando os ODS como diretriz para adotarem a sustentabilidade em suas políticas internas, e, assim, moldarem um bom posicionamento e contribuírem para o mundo e as futuras gerações.

Objetivo:Analisar o que tem sido feito pelas instituições do setor privado para contribuírem com os ODS e o alinhamento das suas políticas internas com padrões sustentáveis.

Metodologia:Primeiro foi feito um levantamento bibliográfico e pesquisa de documentos e artigos relacionados à sustentabilidade empresarial e matérias relacionadas ao tema extraídos de plataformas digitais da ONU e de entidades e iniciativas que atuem em prol da sustentabilidade empresarial (como o Pacto Global). Segundo, foi realizada uma análise de conteúdo nos relatórios anuais de sustentabilidade que as empresas analisadas - a Weg e a Natura - disponibilizaram em suas plataformas digitais.

Resultados:Foi observado que o desempenho sustentável trás vários benefícios para uma empresa, entre eles: Maior taxa de lucro, maior aceitação por parte dos consumidores, posicionamento mais favorável no mercado e destaque em relação aos concorrentes. A partir dos relatórios anuais de sustentabilidade da Weg e da Natura foi possível verificar algumas formas de alinhar as estratégias de uma empresa com os ODS - para que esta se posicione de forma sustentável - entre elas estão: 1) atendendo a sociedade e seus colaboradores; 2) realizando suas técnicas de produção de forma sustentável, buscando diminuir o impacto negativo para o meio ambiente e que a utilização dos ODS por corporações como base para orientar suas estratégias empresariais pode contribuir para que essa empresa tenha vários benefícios em relação aos seus concorrentes e contribua para conservar o mundo com boas condições ambientais e sociais.

Conclusões:As práticas sustentáveis dessas empresas garantiram um bom desempenho econômico e assim uma posição de destaque da carteira ISE B3, algo muito positivo para qualquer empresa. Sendo assim, uma instituição privada que queira se posicionar de forma sustentável pode seguir os ODS como diretriz para moldar uma boa imagem de si e um posicionamento eficaz para seus consumidores e partes interessadas, assim como contribuir para tornar o Planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

Palavras-chave:Sustentabilidade empresarial;. ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Comunicação e sustentabilidade;. PACTO GLOBAL. ISE B3