EXTRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO ALUMÍNIO

LOPES, Isabella Cristina Von Knoblauch1; PEREIRA, Priscila Brentan Praxedes2;

Resumo

Introdução:A grande demanda de comidas rápidas, devido à crescente demanda de trabalho e o dia-a-dia cada vez mais agitado da população. O mundo corporativo investiu cada vez mais em produção em massa das embalagens alimentícias, as empresas começaram a propor em novos modelos de recipientes que suportassem mais tempo no mercado e que fossem mais resistentes. Com isso a implementação de materiais como polímeros, com camadas internas revestidas com compostos inorgânicos (zinco, alumínio e bromo). Essas embalagens apesar de serem práticas e fáceis para o cotidiano, elas podem se tornar um risco ambiental, pelo excesso de lixo gerado a partir do consumo das mesmas e a falta de uma rota reciclável para a maioria delas.

Objetivo:Com esse foco, buscando trazer cada vez mais soluções que melhorem o meio ambiente, a pesquisa traz um estudo para quantificação dessa camada de compostos inorgânico e possibilidades de extrair o alumínio das embalagens, através de rotas viáveis laboratorialmente

Metodologia:A principal rota estudada é a extração a partir do ácido sulfúrico e os resultados obtidos foram discutidos com base das análises das cinzas e determinação da espectrofotometria, com os valores de transmitância e absorbância.

Resultados:A média da porcentagem obtida de massa inorgânica foi de 75,51% e a de polímero ficou em 22,69%. A diferença entre estes dois valores deve-se a materiais volatilizados durante a queima. Entre os resultados encontrados para a extração, notou-se que a amostra que mais continha alumínio foi a de 20%, a qual apresentou uma concentração de 940,13 µg/mL e a que extraiu menos alumínio foi a de 15% que apresentou uma concentração média de 911,348 µg/mL.

Conclusões:Esses resultados já eram esperados, pois durante o processo de extração era possível visualizar que a solução com concentração de 20% era capaz de extrair mais alumínio do que as demais concentrações. Enquanto as demais concentrações apresentaram uma extração média.

Palavras-chave: Embalagens. Polimérica. Alumínio. Ácido Sulfúrico.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador