SAÚDE MENTAL DOS PAIS E O DESENVOLVIMENTO DO TEA

OLIVEIRA, Dirlaina Ribeiro de1; MOSER, Ana Maria2;

Resumo

Introdução:O TEA é um transtorno descrito no DSM-5, que se destaca por ainda na atualidade conter muito mais perguntas que respostas, justamente pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo ainda ser de origem desconhecida gerando grandes controvérsias, principalmente pela culpabilização dos pais .Em especial as mães, as quais foram descritas como principais desencadeadoras de TEA nos filhos, em meio a tantas obscuridades e contradições trazidas pelo tema, tem-se apenas uma certeza, o impacto que o diagnóstico tem na vida dos pais e em sua saúde mental. E a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências, é uma parte integrante da saúde; não há saúde, sem saúde mental, e é determinada por uma pluralidade de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

Objetivo:Levantar o estado da arte referente ao tema “correlação entre o autismo e a saúde mental dos pais”.

Metodologia:Trata- se de uma pesquisa do estado da arte, com buscas realizadas nas bases de dados Scielo, BVS e Portal de periódicos da Capes publicadas no ano de 2015 à 2018 em língua portuguesa, com a utilização dos seguintes descritores: Saúde Mental e Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Pais e Autismo, Saúde Mental dos pais e desenvolvimento do Autismo.

Resultados:Foram encontrados um total de 8.816 artigos,porem, desses artigos muitos repetidos, houve de se refinar a busca. Ao final do refinamento foram selecionados oito artigos que mais compilaram os descritores em uma categoria principal: Saúde mental dos pais e relação com o autismo. Verificou-se, portanto, haver uma correlação entre o autismo e saúde mental dos pais, em especial das mães, principalmente pela interdependência entre o grau de severidade da patologia apresentada pela criança e o déficit de mecanismos de enfrentamento.

Conclusões:Conclui-se a necessidade de trabalhar com os pais de crianças com TEA, ampliando repertorio comportamental de enfrentamento e de responsividade para atender a demanda das crianças, além de os estudos necessitarem de maior profundidade.

Palavras-chave: Saúde Mental. TEA. Autismo. Pai

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador