PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE AUDITORIA: ANÁLISE DO PERÍODO 2013 A 2018 DOS PERIÓDICOS A1 A B2 DO QUALIS CAPES

MRTVI, Michele Louise de Oliveira1; TEIXEIRA, Silvio Aparecido2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho trata-se de uma revisão da produção científica nacional e, comparativamente em menor escala, da produção internacional dos periódicos qualificados pelo qualis capes de A1 a B2, cujo tema é auditoria. O período estudado são os anos de 2013 a 2018. Oliveira e Carvalho (2008, p.13), definem a auditoria como sendo o estudo e avaliação sistemáticos das transações realizadas e das demonstrações contábeis consequentes. Neste sentido, sua principal finalidade é determinar até que ponto existe conformidade com os critérios preestabelecidos, comunicando os resultados aos usuários interessados. Em geral, a auditoria é um ramo intermediador entre as organizações empresariais que visam créditos de suas operações a partir da apresentação de relatórios fiscais, balanços patrimoniais, declarações do resultado do exercício, entre outras demonstrações, e as entidades destino, mais conhecidas como stakeholders, ou ainda os acionistas que são interessados no empreendimento. Contudo, devido ao crescimento subsequente das organizações, os controles se tornaram amplos e diversificados, dividindo a auditoria em duas formas: auditoria externa e interna. O presente estudo se justifica com a possibilidade de auxiliar pesquisadores em suas pesquisas futuras, além de suprir a escassez de pesquisas direcionadas a bibliometria em contabilidade, principalmente no tocante às publicações em bases de dados abrangendo a área de auditoria.

Objetivo:O objetivo geral é analisar a produção cientifica nacional e, em menor escala, a produção científica internacional sobre auditoria no quinquênio 2013 a 2017. Os objetivos específicos são identificar a produção científica nacional de auditoria a partir dos periódicos qualificados entre A1 e B2 no estrato qualis da CAPES; avaliar a produção por autores, por ano, por periódicos, pela metodologia utilizada e por região geográfica; identificar as referências bibliográficas e os autores mais citados; identificar relacionamentos entre os estudos.

Metodologia:O método utilizado nesta pesquisa é o da bibliometria. Foram selecionados 19 periódicos, dos quais resultou em uma análise de 163 artigos que trabalham o tema de auditoria, dos quais 73 tivemos acesso ao seu conteúdo na íntegra, por meio de download do artigo diretamente do site da revista e, 90 deles apenas tivemos acesso aos abstracts. A análise dos artigos foi realizada pelo software Excel®.

Resultados:O estudo encontrou-se um número expressivo de artigos publicados na área. O tema de auditora representa cerca de 7% de toda a produção pesquisada. Ainda que a produção tenha diminuído com o passar dos anos, ela aumentou no ano de 2018. A maioria dos periódicos pesquisados é de origem brasileira, demonstrando uma forte presença na área pesquisada. As palavras-chaves mais utilizadas foram: Auditoria, Governança Corporativa, Comitês de Auditora, Honorários de Auditoria e Auditoria Externa, Interna e Independente.

Conclusões:O tema de auditoria é muito debatido desde 2013, e o recente crescimento da produção científica sobre o tema torna a pesquisa na área muito promissora, em especial no cenário nacional.

Palavras-chave:Auditoria. Bibliometria. Qualis Capes

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador