DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS COM SONDA PARA MONITORAMENTO REMOTO DE TEMPERATURA, SALINIDADE E NÍVEL DE MARÉ, EM ÁREAS DE CULTIVO DE OSTRAS DE FLORIANÓPOLIS - SC

ASSIS, Lucas Correa de1; GARCIA, Marcos Antônio2;

Introdução:Durante a vigência do PIBITI-2016, foi desenvolvido uma sonda de monitoramento de temperatura, responsável por monitorar a temperatura de três níveis de profundidade e uma em terra. Contando com armazenamento de dados na nuvem e tratamento de dados que possibilita o monitoramento com intervalos de 1 hora entre as leituras. [3].Neste trabalho, o objetivo é acrescentar ao protótipo anteriormente desenvolvido o monitoramento de outras variáveis marítimas, tais como altura de maré e salinidade da água, possibilitando uma informação mais completa para os Ostreicultores. Para isso, o objetivo do trabalho é desenvolver um marégrafo, que possibilitará o monitoramento de altura da maré e, também o controle de salinidade da Baía.

Objetivo:Desenvolver um sistema multidisciplinar de leitura, tratamento e saída de dados relativos à temperatura, salinidade e nível de maré integrados a uma sonda flutuante para o monitoramento remoto e registro de variáveis marinhas.

Metodologia:Para o desenvolvimento do presente estudo, buscar-se-a apoio nas metodologias de desenvolvimento de produtos e de processos.

Resultados:A placa de circuito integrado desenvolvida atendeu aos novos requisitos do projeto. O marégrafo, que é composto de um sensor de pressão e diafragma, foi impresso e montado. Contudo o protótipo ainda não foi testado na baía de Florianópolis que tem como características fortes correntes marítimas. A integração com o sistema de transmissão dos dados obtidos para a nuvem foi realizada, contudo ainda não houve a integração com o website criado pelo aluno de doutorado Thiago Schaedler Uhlmanne Prof. Dr. Luciano Antonio Mendes durante o PIBITI 2016-2017, que pode ser acessado pelo link: http://167.99.204.184/oysters/.Devido à desistência de um aluno nos últimos meses da vigência 2018-2019, o projeto foi assumido por outro, que desenvolveu o marégrafo e realizou as alterações no circuito eletrônico criado durante a vigência 2016-2017. Devido ao curto período restante, o sistema para a medição da salinidade da água ainda não foi desenvolvido.Pela complexidade da pesquisa, apenas resultados parciais foram obtidos neste PIBITI. Nesse sentido, a pesquisa terá continuação em novo projeto já proposto para o período 2019/2020, quando serão efetuados os testes de validação do protótipo funcional e eventuais ajustes de projeto.

Conclusões:O desenvolvimento desse projeto promoveu ao aluno um maior entendimento de circuitos eletrônicos, linguagem C de programação e modelagem 3D no software Solidworks.A proposta deste projeto de monitoramento de variáveis marítimas de grande importância nos cultivos da maricultura, apresenta potencial relevante de publicações uma vez que não são conhecidas em detalhes as variações de salinidade e temperatura em função das marés astronômicas, menos ainda do efeito de eventuais marés meteorológicas sobre tais variáveis. Adicionalmente, o estudo do efeito sobre as águas da região de cultivo de chuvas combinadas com os regimes de maré não são conhecidos em detalhes, de forma que o projeto é de grande interesse para o meio científico e para os ostreicultores catarinenses.

Palavras-chave: Marégrafo. Salinindade. Ostreicultura. Desenvolvimento de produtos. Ostra do pacífico.