A DANÇA DO VENTRE COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA – UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

WRZESINSKI, Jessica Thalita1; MARIN, Angélica 3; FIGUEROA, Maria Cristina 3; KUSMA, Solena Ziemer2;

Resumo

Introdução:A qualidade de vida das pacientes oncológicas é afetada pelo estresse emocional relacionado ao câncer e pelos efeitos adversos dos tratamentos utilizados, que tem impacto direto no psicológico e autoestima destas. O uso de terapias não medicamentosas potencializa o tratamento farmacológico em pacientes com câncer de mama. A melhora da qualidade de vida e a redução dos níveis de depressão são relatados na literatura após a introdução da dança como terapia não medicamentosa.

Objetivo:O projeto objetivou avaliar, de maneira quantitativa, o impacto da Dança do Ventre na qualidade de vida de pacientes em tratamento oncológico para o câncer de mama.

Metodologia:A amostra do estudo foi composta de mulheres que estavam passando por algum tipo de tratamento para câncer de mama (quimioterapia, radioterapia, cirurgia e/ou hormonioterapia). Para avaliar a qualidade de vida das 6 participantes que concluíram o estudo com participação significativa, foi aplicado o questionário FACT-B versão 4 (Functional Assessment of Cancer Therapy – Breast), antes e após o término das 15 aulas de Dança do Ventre, ministradas de fevereiro a maio de 2019. Todos os dados coletados foram organizados em Planilhas do programa Microsoft Excel e analisados de acordo com os Guidelines do Sistema FACIT no programa IBM SPSS Statistics. Valores de p<0,05 foram considerados significativos.

Resultados:Foi possível observar aumento de todas as médias de pontuação no questionário FACT-B, bem como no FACT-G e FACT-B (Trial Outcome Index) TOI, ambos contidos no FACT-B; porém não foi encontrada significância estatística entre as pontuações pré e pós intervenção. No entanto, houve significativo aumento nas médias das subescalas de Bem-Estar Emocional (p=0,039) e Preocupações Adicionais (p=0,024), do FACT-B, quando observadas individualmente.

Conclusões:O aumento geral nas pontuações das subescalas, FACT-B TOI e FACT-G, do questionário FACT-B, mostram como a Dança do Ventre pode ser importante terapêutica adjuvante durante o tratamento de câncer de mama em suas diferentes fases.

Palavras-chave:Câncer de mama. Dança do Ventre. Qualidade de Vida

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador