A DANÇA DO VENTRE COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS

FONTANA, PHELIPE 1; MARIN, Angélica 3; FIGUEROA, Maria Cristina 3; KUSMA, Solena Ziemer 2;

Introdução:O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta a população feminina. Embora existam diferentes campanhas para detecção precoce, essa doença ainda representa a principal causa de morte por câncer em mulheres. O diagnóstico, frequentemente, é feito tardiamente no Brasil elevando as chances de metástases e complicações.

Objetivo:O presente estudo tem o objetivo de avaliar o impacto da dança na vida das pacientes, os aspectos estudados como: melhora física, insônia, dores, pensamentos negativos, ajuda mental e social.

Metodologia:As pacientes tiveram uma reunião explicativa, onde preencheram dois questionários, com perguntas simples e não invasivas. Após o preenchimento do mesmo, os questionários foram recolhidos e os dados tabulados, as pacientes selecionadas foram divididas em dois grupos, (Grupo Dança) e (Grupo Controle), Grupo Dança foi submetido a intervenção da dança do ventre semanalmente, Grupo Controle as pacientes não foram submetidas a dança. As aulas ocorram em uma escola de dança que se prontificou a ajudar as pacientes e o projeto, durante um período de vinte semanas, estas pacientes foram submetidas a uma aula de dança do ventre por semana, ao término das aulas os resultados obtidos foram tabulados e analisados.

Resultados:As participantes informaram quais eram suas principais dificuldades como: dores, insônia, inflamações, falta de apetite, dificuldade de socialização, dificuldade em realizar certas atividades ou tarefas. Elas também informaram a falta de frequentar alguns lugares como: parques, casa de parentes, de não poder viajar, entre outros. As pacientes sentiram uma melhora significativa na qualidade do sono, inflamações e dores, percebendo um aumento na feminilidade que em muitas delas estava baixo, além de terem criado um laço de amizade muito forte entre todas elas. Além dos resultados obtidos as pacientes fizeram uma apresentação para amigos e convidados, como uma forma de mostrar o que foi ensinado e de que elas podem ir muito além não importando se estão doentes ou não.

Conclusões:Com este projeto conclui que a dança do ventre pode sim ser um tratamento, por ajudar as pacientes em tratamento oncológico, a se redescobrirem como mulher, de terem resultados muito bons, e estarem de bem com a vida neste momento.

Palavras-chave: Câncer de Mama. Dança do Ventre. Qualidade de vida.

3. Colaborador