A IMAGEM DA NOBREZA A PARTIR DA ANÁLISE DA CRÔNICA GERAL DA ESPANHA DE AFONSO X DE CASTELA (1289)

LEITE, Raphael Silva1; MOCELIM, Adriana2;

Introdução:Afonso X (1221-1284) rei de Leão e Castela, assumiu o trono em 1252 quandosucedeu seu pai Fernando III (1201-1252) e governou até o fim de sua vida em1284. Durante seu reinado teve que resolver diversos problemas políticos, sociais eculturais que ocorreram justamente por conta da Conquista Cristã, um processo deconquistas dos cristãos sobre os muçulmanos na península ibérica. Mas tambémseu reinado ficou marcado pela rivalidade e tensões com a nobreza do reino, quenão estava satisfeita com as decisões políticas adotadas pelo monarca. Atualmenteé considerado pela historiografia contemporânea como um “rei sábio”, devido à altaprodução intelectual desenvolvida durante seu reinado com obras de caráter jurídico,poético, científico e historiográfico, e uma dessas obras é a Primeira Crônica Geralda Espanha.

Objetivo:Esta pesquisa tem como objetivo analisar a imagem produzida pelo monarca Afonso Xacerca da nobreza presente dentro do relato cronístico elaborado no scriptoriumafonsino.

Metodologia:A metodologia empregada consistiu na pesquisa e análise dos referenciaisteóricos sobre o tema, e na aplicação de conceitos como o Lugar de Produção deMichel de Certeau.

Resultados:Na Primeira Crônica Geral da Espanha, Afonso X constrói umarepresentação acerca da nobreza, ressaltando vícios e virtudes, da qual o maiorexemplo encontra-se na figura do “herói” El Cid. Porém a nobreza perdia suaconotação prática a partir do século XIII, com a diminuição da guerra da ConquistaCristã e sua relevância diminui em face de uma monarquia que buscava se afirmar ecentralizar ainda mais seu poder. O bom nobre é o nobre leal, que defende acristandade contra o “infiel” muçulmano, mas também auxilia o rei dando conselhos,participando de negociações e cercos.

Conclusões:Afonso X almeja construir e manter umamemória, cujo objetivo é educar e desenvolver uma identidade, para tanto, buscaexpandir o público leitor, empreendendo traduções para a língua vulgar, a PrimeiraCrônica Geral da Espanha foi uma obra produzida inteiramente em língua vernácula.

Palavras-chave: Nobreza. Afonso X. Primeira crônica geral da Espanha.