O “MACABRO-LÚDICO”: TERROR E FANTASIA NAS TRILHAS SONORAS DOS FILMES DE ANIMAÇÃO

FRANÇA, Giovanna Erzinger1; MENDONÇA, Joezer de Souza2;

Resumo

Introdução:No decorrer da evolução do cinema, a música passou a acompanhar as narrativas com o objetivo de qualificar as situações de cena e ações dos personagens e, também, reforçar e ressaltar estados de espírito. Neste artigo, analisamos as trilhas musicais de quatro animações infantis cujos enredos desenrolam-se em ambientações sobrenaturais e categorizamos uma nova tópica musical a qual chamamos “macabro-lúdico”.

Objetivo:O objetivo de nossa pesquisa é analisar as trilhas sonoras das animações que mesclam ambientações de terror e de fantasia, voltadas ao público infantil e, a partir da coleta e análise dos arranjos e timbres utilizados, e dos resultados encontrados, sugerir uma categoria de tópica musical que intitulamos “macabro-lúdico”. Objetivos específicos•Examinar bibliografias sobre tópicas musicais;•Identificar timbres e elementos musicais recorrentes nas trilhas dos filmes;•Analisar as características e semelhanças encontradas;•Indicar a criação de uma nova tópica musical chamada “macabro-lúdico”.

Metodologia:Das trilhas presentes em cada um dos filmes, analisamos aquelas que julgamos ter maior representatividade para a história e para seus objetivos expressivos. A partir do exame de partituras musicais e de bibliografias sobre tópicas musicais presentes nas construções de trilhas para filmes, podemos evidenciar estruturas semelhantes e descrever os recursos musicais utilizados na construção destas trilhas. Utilizando conhecimentos quanto a técnicas de leitmotiv e mickeymousing, podemos entender as suas funcionalidades e como estes recursos são apresentados na construção das composições voltadas ao cinema.

Resultados:Dentro do contexto infantil da narrativa destes filmes, foi relatada a existência de timbres recorrentes na estruturação de sons característicos do universo infantil, como vozes e brinquedos. Assim, a partir destas análises correlacionadas, relatamos os elementos que acreditamos serem constituintes da tópica “macabro-lúdico”.

Conclusões:Esta pesquisa, embasada em elementos já conhecidos da área de composição de trilhas para filmes, insere uma nova categoria de tópica musical no campo de estudos da música cinematográfica, caracteriza suas estruturas musicais e ajuda no reconhecimento desta nova tópica que também envolve características musicais já associadas a determinados gêneros de filmes.

Palavras-chave: Trilhas Sonoras. Tópicas musicais. Macabro-lúdico.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador