OS ESTILOS DE LIDERANÇA NAS EMPRESAS PARANAENSES DO SETOR DE SERVIÇOS

SOUZA, Julia Kohler de1; KATO, Heitor Takashi2;

Resumo

Introdução:A liderança tem um papel fundamental em uma organização, já que, dependendo de como seus gestores agem com seus funcionários, eles são influenciados de certa maneira. Nesta pesquisa, serão analisados os estilos de lideranças que se destacam nas empresas no setor de serviços do Paraná, analisando os estilos de liderança transacional e liderança transformacional e como cada líder as usa com seus funcionários.

Objetivo:Verificar quais entre os estilos de liderança se destacam entre os gestores das empresas paranaenses do setor de serviços. Os objetivos específicos são: A)Caracterizar as empresas paranaenses do setor de serviços e os estilos de liderança que se destacam entre seus gestores.B)Verificar a orientação para aprendizagem nas empresas paranaenses do setor de serviços.C)Estimar o modelo da relação entre os estilos de liderança e a orientação para aprendizagem.

Metodologia:O método utilizado foi analisar a postura dos gestores nas empresas paranaenses do setor de serviços, identificando, por meio de um questionário com perguntas direcionadas, quais seus estilos de lideranças utilizados. Para isso, foram utilizados materiais de apoio, como artigos e textos dos autores Burns, Bass, Giritli e Oraz, os quais trouxeram uma base sobre o tema estudado.

Resultados:A pesquisa destacou que o estilo de liderança mais comum nas empresas paranaenses do setor de serviços é o estilo transformacional, no qual há uma relação harmoniosa e afetiva entre líder-funcionário. A maioria dos respondentes concordou com as afirmativas propostas pelo questionário, mesmo havendo uma grande variância em algumas perguntas, os entrevistados tiveram uma média 6 (concordo) na maioria das perguntas.

Conclusões:Pode-se observar que utilizando a pesquisa com as 32 empresas paranaenses do setor de serviços, os líderes são, em sua maioria, transformacionais, ou seja, possuem uma relação afetiva com seus funcionário. Todo o texto de apoio teve como base os autores Burns, Bass, Giritli e Oraz.

Palavras-chave: Estilos de liderança. Setor de serviços. Pesquisa.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador