ORIENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NAS EMPRESAS PARANAENSES DO SETOR DE SERVIÇOS

OLIVEIRA, Anne Karoline Cene de1; KATO, Heitor Takashi2;

Introdução:A orientação para aprendizagem (OA) consegue prever desafios, ameaças e oportunidades, gerando flexibilidade e rapidez ao lidar com as incertezas. OA faz com que as pessoas envolvidas sejam capazes de inovar na hora de criar resultados. As mudanças que andam junto com o aprendizado geram raízes, não se tornando transitórias. OA auxilia em todos os momentos e fases empresariais, não somente em momentos de crise. O setor de serviços serve de ponte entre uma empresa e outra como também pode atingir diretamente o consumidor final. Esse setor envolve vários segmentos, como transportes, vendas e distribuição de bens e outros. O setor de serviços atinge uma demanda, já existente, de uma forma terceirizada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor cresceu 0,6% no primeiro quadrimestre do ano de 2019, conseguindo sobreviver uma época turbulenta.

Objetivo:O objetivo desta pesquisa foi pesquisar e verificar quais as dimensões da orientação para a aprendizagem são mais aplicadas nas empresas paranaenses do setor de serviços.

Metodologia:Para este estudo foi utilizado o método de pesquisa quantitativo com a utilização de um levantamento, ou survey, em que foram aplicados questionários com gestores das empresas paranaenses do setor de serviço. Os dados foram coletados utilizado a plataforma de pesquisa Qualtrics. Para o tratamento de dados, foram realizadas estatísticas descritivas com o uso do software IBM SPSS Statistics v23.

Resultados:Nesse estudo foi verificado quais as dimensões da orientação para a aprendizagem são mais aplicadas nas empresas paranaenses do setor de serviços. Segundo a amostra a dimensão da orientação para aprendizagem que demostrou mais concordância entre os gestores das empresas do setor de serviços foi a comprometimento com a aprendizagem, mostrando que as empresas valorizam e promovem a aprendizagem organizacional.

Conclusões:Na análise realizada por meio de questionário, é possível verificar que a maioria das afirmações ficaram entre a neutralidade e a concordância dos respondentes. A dimensão com maior concordância dos entrevistados foi o compromisso com a aprendizagem, demonstrando que, para os gestores das empresas da amostra, a aprendizagem é necessária para a melhoria e eficiência do trabalho.

Palavras-chave: Orientação para aprendizagem. Empresas paranaenses. Setor de serviços.