RETROSPECTIVA E TENDÊNCIAS DO ENSINO DE COMPUTAÇÃO SOB A ÓTICA DA TRILHA SEET (SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING) DO ICSE (INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING)

TOZO, Vinicius de Lima1; REINEHR, Sheila dos Santos2;

Introdução:Devido às constantes mudanças proporcionadas pela criação de novas tecnologias, métodos e técnicas, junto com a alteração no perfil da sociedade e dos jovens, o ensino em Computação está sempre evoluindo para garantir a qualificação exigida pelo mercado. Porém a maioria das Universidades ainda ministra as disciplinas relacionadas à área de Computação de forma teórica e sistemática, tornando a aprendizagem pouco atrativa aos estudantes, impactando de maneira negativa no aprendizado. Abordagens ativas, centradas no estudante, parecem oferecer uma alternativa para este problema.

Objetivo:Analisar o panorama do ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Computação sob a ótica da trilha SEET (Software Engineering Education and Training) do evento científico ICSE (International Conference on Software Engineering).

Metodologia:O projeto foi desenvolvido com as seguintes etapas: Realizar revisão da literatura, Identificar as pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ensino de Computação, sob a ótica dos eventos científicos, Elaborar o relatório parcial, Elaborar o relatório final, Apresentar a pesquisa no SEMIC 2019.

Resultados:Foram encontrados 142 artigos nas últimas 10 edições da conferência ICSE (de 2009 a 2018), porém não foi encontrada a trilha SEET nos anos de 2009 e 2011, mas foram consideradas outras trilhas relacionadas à área da educação, como SEE (2010 a 2013) e JSEET (2015). Após a obtenção dos artigos, foi realizada uma filtragem baseada na leitura parcial ou completa do artigo, eliminando artigos que abordavam apenas o ensino a distância, elaboração de curso, ou educação em nível inferior à graduação. Foi então realizada a leitura completa dos artigos e mapeados os objetivos das pesquisas, as abordagens de ensino propostas/utilizadas, o método de pesquisa, as ferramentas utilizadas e os resultados obtidos.

Conclusões:Após análise dos artigos selecionados, foi identificado que as abordagens que mais estão sendo utilizadas na área de Ensino em Computação, sob a ótica do evento são: Project-Based Learning (56 artigos), Simulações/Role-Playings (13 artigos) e abordagens relacionadas a jogos, como gamificação e utilização de jogos sérios para o ensino (12 artigos).

Palavras-chave:Metodologias de Aprendizagem Ativa. Métodos de Ensino em Computação. Abordagens de Ensino em Computação. Project-based Learning