RETROSPECTIVA E TENDÊNCIAS DO ENSINO DE COMPUTAÇÃO SOB A ÓTICA DA CSEE&T (CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING, EDUCATION AND TRAINING)

FELD, Diogo Caron1; REINEHR, Sheila dos Santos2;

Introdução:Devido às mudanças do mercado e da sociedade na área de tecnologia, tem aumentado a necessidade de atualização das práticas usadas para o ensino de computação. A forma majoritariamente utilizada, especialmente no Brasil, é o ensino tradicional, que parece não fornecer um aprendizado satisfatório para as necessidades atuais. Uma alternativa é o oferecimento de um ensino centrado no estudante, com abordagens significativas para seu aprendizado e também para a sua preparação para o mercado de trabalho.

Objetivo:Analisar o panorama do ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Computação sob a ótica da conferência CSEE&T (Conference on Software Engineering Education and Training) promovida pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Metodologia:A pesquisa teve a seguinte sequência de atividades: realizar revisão da literatura, identificar as pesquisas que estão sendo realizadas na área de ensino de computação, identificar as metodologias que estão sendo utilizadas para o ensino de computação, produzir o relatório parcial, produzir o relatório final e apresentar a pesquisa no SEMIC 2019.

Resultados:Foram considerados os 5 últimos anos da conferência (2012 a 2017), cujos anais estavam disponíveis para consulta. Ao todo foram identificados 198 artigos que foram filtrados com base na utilização de metodologias para o ensino da computação dentro de sua temática. Após análise, foi mapeado o método de pesquisa, a metodologia dentro de aula, ano do artigo, país de origem, se foi aplicado em sala de aula e se teve ferramentas utilizadas para apoio ao ensino.

Conclusões:A análise dos artigos demonstrou que as principais metodologias utilizadas foram: Project-based Learning (25 artigos) e Problem-based Learning (15 artigos). Também foi registrado o uso de mais do que uma metodologia, de forma combinada.

Palavras-chave: Metodologias ativas de aprendizagem. Ensino de Computação. Project-based learning. Problem-based learning.