DESEMPENHO AGRONÔMICO E BIOQUÍMICO DE SOJA EM RESPOSTA A APLICAÇÃO DE REGULADORES DE CRESCIMENTO

SANTOS, Andrei Luiz1; SILVA, ANGEL LUCAS DA 3; CAMARGO, CLEITON 3; BARBOSA, Andre Prechlak2;

Introdução:A soja atualmente é a principal fonte de proteína produzida em todo o país e no mundo, porém a demanda por alimentos cresce a cada ano e visando isso precisamos obter maiores produtividade para suprir toda essa demanda. A densidade de semeadura influencia diretamente no rendimento dos grãos. Porém densidades excessivas podem ocasionar maior competição por fatores de produção além de aumentar o índice de plantas acamas e quebradas acentuando as percas na colheita.

Objetivo:O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos dos reguladores de crescimento no desempenho agronômico da cultivas M6210. O experimento foi conduzido no campo experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná campus Toledo, PR.

Metodologia:O delineamento experimental foi de blocos casualizados, composto por 5 tratamentos com 4 repetições cada. Os cinco tratamentos foram em função das aplicações dos seguintes reguladores de crescimento: 1) Trinexapac-ethyl 0,063 L ha-1, 2) Cloreto de mepiquate 0,063 L ha-1, 3) Ethefom 3,17 L ha-1, 4) 2,4-D 0,030 L ha-1 5) Controle (sem aplicação). Os produtos foram aplicados no estádio V7. Foram realizadas 5 avaliações, sendo que no estádio R1 foi aferido a altura de plantas e o diâmetro da haste principal e após a colheita a massa de mil grãos, a produtividade por hectare e o índice de colheita.

Resultados:O resultado de produtividade com trinexapac-ethyl foi superior ao controle mas não teve diferença significativa com os demais tratamento, o índice de colheita o melhor resultado foi do tratamento com trinexapac-ethyl e cloreto de mepiquate que tiveram o mesmo valor observado, Na altura de plantas o controle e os tratamento com 2,4-D e cloreto de mepiquate são os melhores e não se diferenciam dos demais tratamentos. Já nas demais análises não houve diferença significativa entre os tratamentos no teste de tukey a 5%.

Conclusões:Com o presente trabalho conclui-se que a utilização de regulador vegetal na cultura da soja influencia no desemprenho agronômico da cultivar de soja M6210 cultivada na primeira safra na cidade de Toledo-PR. Ao utilizar o regulador vegetal Ethefom se obteve a menor medida em relação a arquitetura de plantas mesmo com a densidade populacional maior que o normal assim diminuindo o risco de acamamento da cultura, consequentemente evitando prováveis percas na colheita.

Palavras-chave:Glycine max. Redutor de crescimento. Rendimento de grãos.

3. Colaborador