O USO DO INSTAGRAM COMO CANAL INFORMATIVO PELOS JORNAIS EL PAÍS E ESTADÃO

LAURINO, Talita Matais1; COLOMBO, Renan2;

Resumo

Introdução:O avanço tecnológico transformou o modo como as pessoas consomem informação. Os dispositivos móveis trouxeram à comunicação a facilidade do acesso a qualquer momento aos meios. O jornalismo, neste contexto, precisou se adaptar para sobreviver e ganhar novos leitores. O Instagram, uma das principais ferramentas de interatividade, revelou-se uma ótima oportunidade de inovação dentro do jornalismo, principalmente com a vinda das stories em 2016. O Jornal O Estado de São Paulo possui um programa diário veiculado pelo dispositivo, que atrai centenas de novos leitores para o site todos os dias. Enquanto o El País, sucursal de Madrid, utiliza o meio de uma maneira mais discreta, porém eficaz ao mesmo tempo.

Objetivo:Visto isso, o objetivo deste estudo é identificar as características de uso da ferramenta stories no Instagram pelos jornais El País e o Estado de São Paulo para a divulgação de informações, bem como mensurar a capacidade de conversão da ferramenta aos portais dos jornais (no caso, El País e Estadão), percebendo quais as especificidades do uso da linguagem jornalística do Instagram e o que pode atrair um maior número de interessados.

Metodologia:A metodologia utilizada para isso é a análise de conteúdo.

Resultados:Uma observação laboratorial em 2018 revelou categorias e características das stories de cada veículo. Em 2019, uma nova experiência empírica feita à luz da metodologia confirmou os apontamentos levantados no ano anterior. Essas mudanças resultaram num jornalismo criativo, inovador e dinâmico, que não se prende a um tipo de linguagem e é bidirecional, em que os valores da convergência midiática passaram a ser premissas da geração de novas mídias.

Conclusões:O estudo conclui, portanto, que atualmente é essencial uma organização e planejamento do uso das stories do Instagram pelos veículos jornalísticos, uma vez que bem estruturadas são a solução para comunicar informações claras, objetivas e dinâmicas em tempos de imediatismo.

Palavras-chave: Redes sociais. Instagram. Stories. El País. O Estado de S. Paulo

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador