ANÁLISE DE FLUXOS DE ATENDIMENTO DE PACIENTES USANDO MINERAÇÃO DE PROCESSOS

MANTOVANI, Letícia Kist1; SANTOS, Eduardo Alves Portela2;

Resumo

Introdução:A mineração por meio de logs de eventos, é capaz de obter de forma automática o modelo do processo, utilizando essa ferramenta foi possível identificar as recorrências dos casos de acidente isquêmico transitório (AIT) e acidente vascular encefálico (AVE), que representa hoje a segunda causa de morte global e a principal causa de incapacidade funcional.

Objetivo:Estudar o fluxo de atendimento de pacientes que sofreram AVE e a recorrência do evento.

Metodologia:Realizou-se um estudo descritivo retrospectivo de um banco de dados contendo 5476 prontuários de pacientes internados em hospitais para o tratamento de AVEI. As identificações dos pacientes foram excluídas, sendo registradas como número de atendimentos para assegurar o sigilo das informações. Realizou-se a aquisição do log de eventos onde estão inseridos os dados do processo de tratamento, após este preparo inicial os dados foram importados para o Disco, um software capaz de gerar o fluxo de atendimento e posterior análise.

Resultados:No total foram 5765 pacientes, 1023 pacientes foram a óbito decorrente do AVE; A trombólise foi realizada em 397 pacientes. A recorrência do evento ocorreu em 1695 pacientes, principalmente no período de segundo ano após o último evento. A fonte cardo embólica afetou 1090 pacientes com mortalidade 263 casos. A hipertensão estava presente em 1454 pacientes com eventos recorrentes, evidenciando a importância do controle pressórico na população. Foram identificados 780 casos com repetição de identificação dor quais 49 receberam trombolítico, a mortalidade nesses casos foi de 139 pacientes.

Conclusões:A mineração contribui de forma significativa, foi possível identificar uma baixa taxa de trombólise, que os paciente após trombólise apresentaram recorrência menor comparado aos que não receberam. A recorrência foi maior no período do segundo ano após último evento; O fator de risco mais prevalente entre os estudados foi a hipertensão, houve uma similaridade de desfechos negativos entre o tratamento regular e irregular dos fatores estudados.

Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico. Mineração de Processos. Recorrência de eventos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador