MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS DA ÁREA DE SAÚDE

AMARANTE, Marina Melegari1; SANTOS, Eduardo Alves Portela2;

Resumo

Introdução:O Pronto Socorro de um hospital convive com demandas aleatórias de complexidade da saúde do paciente. Com isso, o processo de tomada de decisão na gestão do atendimento e tratamento de pacientes é altamente complexo, por isso os gestores enfrentam dificuldades para uma tomada de decisão que conduza a uma gestão eficiente. Contudo, a modelagem e a simulação de processos se destacam como técnica de suporte a tomada de decisão, porém, para que isso ocorra, é necessário aplicar três premissas. A primeira premissa é referente a concepção dos modelos conceituais e computacionais, que necessitam de uma coleta de dados e entrevistas com os especialistas. A segunda premissa, refere-se aos cenários a serem simulados, os quais podem ser concebidos sob a ótica de vários critérios conflitantes. Por último, a terceira premissa se refere a escolha do cenário a ser implementado no PS.

Objetivo:Assim, o atual trabalho, tem como objetivo realizar a modelagem e a simulação de um PS, para apoiar o processo de tomada de decisão na gestão de atendimento e tratamento de pacientes.

Metodologia:Deste modo, a técnica de simulação está apoiada pela mineração de processos.

Resultados:Destaca-se que os resultados obtidos mostram que o PS funciona da forma esperada pelos seus gestores, estando eles de acordo com o modelo conceitual. Contudo percebe-se que, os mesmos, não possuem muito controle sobre as demandas encaminhadas pelos UPAs da cidade e do retrabalho existente dentro do PS, o que mostra que muitos pacientes não estão sendo atendidos da forma adequada. Assim, foram definidos cenários que podem provocar melhorias nestes processos, buscando um melhor rendimento da equipe do PS.

Conclusões:Evidencia-se pois que, como o hospital não possui um sistema de informação completo sobre os processos do PS, foi possível analisar apenas os processos de triagem e cadastro, deixando de fora outros processos de extrema importância para o funcionamento do Pronto Socorro.

Palavras-chave: Simulação. Modelagem. Mineração de processos. Pronto Socorro.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador