FAQ

1. Existe algum modelo de pôster e de apresentação oral?

– Qual o tamanho do pôster?

O pôster deve ser impresso em papel tamanho A0 sem estrutura de madeira.

 – Preciso enviar o pôster ou o arquivo da apresentação para o PIBIC?

Não, o pôster e a apresentação oral devem ser preparados juntamente com orientador e levados prontos para a apresentação.

 – Qual o tamanho de fonte, das imagens, disposição do conteúdo do pôster?

Todas as questões relativas ao conteúdo do pôster devem ser discutidas com o orientador.

 – Não posso comparecer no horário indicado para apresentar meu trabalho, posso mudar?

Devido ao grande esforço logístico da organização das apresentações, não é possível alterar a data e o horário determinados pela coordenação da IC.

 – Onde encontro o modelo do pôster ou da apresentação oral?

Os modelos estão disponíveis na página http://semic2019.pucpr.br/normas-gerais/

2. Quando terei que apresentar o meu trabalho?

A Semana de Cultura e Esporte é resultado do alinhamento com a missão da PUCPR de promover a formação integral e cidadã associada à formação profissional. A Diretoria de Cultura e Esporte, de forma conectada com o Diretoria de Pesquisa, realiza a Semana de Cultura e Esporte com a intenção de ampliar a sinergia entre a comunidade acadêmica de todos as Escolas e Campi da PUCPR provocada pelo SEMIC e pela Feira de Ciências.

As atividades da Semana de Cultura e Esporte incluem atividades das três frentes culturais da PUCPR: o Coral Champagnat, a Orquestra Experimental e o Grupo de Teatro TANAHORA, além de ofertar atividades físicas e esportivas pelo Setor de Esportes em parceria com o Curso de Educação Física.

O evento também oferece um palco aberto para expressão artística dos Cursos de Música e Teatro e da comunidade acadêmica em geral, estudantes, colaboradores e professores.

3. Não posso apresentar o trabalho na data indicada, como devo proceder?

Não será possível fazer mudanças no cronograma. O estudante que não realizar a apresentação não receberá a declaração de participação no programa PIBIC/PIBITI, conforme o Cadernos de Normas, ficando o Comitê Gestor responsável pela análise de devolução de bolsas, em caso de alunos bolsistas. Em casos extremos, o professor orientador deverá encaminhar uma justificativa à coordenação e deverá apresentar o trabalho no lugar do aluno.

4. Quantas apresentações devo assistir para ter a declaração de participação no evento caso eu não seja estudante PIBIC/PIBITI e participe como ouvinte?

O estudante deverá assistir pelo menos 50% das apresentações orais, palestras (incluindo a palestra de abertura e o encerramento), minicurso e/ou mesa redonda, ou seja, 04 blocos de apresentação serão necessários para contabilizar 50% de presença no evento.

*** As sessões de pôster NÃO contabilizam frequência (para estudantes que não apresentarão nesta modalidade), exceto aos estudantes que apresentam em forma de pôster, neste caso a apresentação contabiliza 1 bloco.

Entradas e saídas nas salas durante as apresentações poderão atrapalhar os colegas, portanto evitem ao máximo, prezando o respeito pelo próximo.

5. Sou estudante PIBIC/PIBITI e irei apresentar, terei direito à declaração?

Sim, estudantes que apresentarem seus trabalhos no evento receberão a declaração de conclusão e participação no programa PIBIC/PIBITI, e também poderão receber a declaração de participação no evento SEMIC 2019, desde que tenham participado de, pelo menos, 50% do evento (4 blocos).

Para estudantes PIBIC/PIBITI, o bloco em que apresentará também é contabilizado, ou seja, você precisará de mais 03 blocos de apresentação, palestras e/ou mesa redonda para fechar a carga horária mínima para ter direito à declaração de participação no evento.

6. Posso validar o certificado do SEMIC como horas complementares? Ele vale quantas horas? 

Cada aluno deverá comparecer com a declaração de participação no programa e/ou ouvinte na coordenação de seu curso para determinar a quantidade de horas e sua validação. A coordenação do PIBIC não determina a quantidade de horas a serem validadas.

7. Quando terei acesso a minha declaração?

As declarações serão confeccionadas e disponibilizadas em data posterior ao evento.

 8. Não posso participar do SEMIC. O que devo fazer?

O SEMIC faz parte do Programa de Iniciação Científica e tem o objetivo de fechar o ciclo de pesquisa realizado durante os 12 meses da vigência com a apresentação do trabalho desenvolvido em um evento científico, sendo etapa obrigatória. 

Na impossibilidade de comparecimento, o estudante deve enviar justificativa documentada por e-mail (atestado médico, declaração de trabalho, etc), a ser analisada pelo Comitê Gestor do PIBIC. O estudante deve elaborar um pôster que deve ser afixado em dia e local a ser definido pela coordenação da IC.

 9. Já me formei/fui transferido para outra instituição. Posso apresentar meu trabalho no SEMIC?

Pode e deve! O SEMIC é uma etapa obrigatória do Programa de Iniciação Científica e deve ser cumprida por estudantes formados/transferidos para outra instituição de ensino após o término da vigência.

Logo SEMIC - Marca d'agua

Coordenação de Iniciação Científica - PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho - Curitiba - PR

+55 (41) 3271-2112 // pibicpr@pucpr.br

Logo das IES: PUCPR e SENAI
Logo Órgãos de fomento: FA e CNPq