Normas Gerais para participação no SEMIC 2019

Localização e legendas de apresentações:

Localização do código do trabalho:

A informação está disponível no menu “Programação”, “Sumário” e digitando o seu nome na caixa de diálogos; automaticamente será remetido ao projeto com informações de data, local, modalidade e horário de apresentação. O estudante deverá anotar o seu código, pois ele será o identificador do seu trabalho.

Legendas utilizadas:

  • Para as apresentações dos trabalhos PIBIC, todos são identificados com os códigos de suas áreas de conhecimento, exemplo: CCOMP44 – (Trabalho PIBIC de ciência da computação, número 44).
  • Para a Sessão Internacional (apresentações orais em inglês) os códigos são identificados com letras “i” na frente, exemplo: iEPR07 – (Trabalho de engenharia de produção, em inglês, número 07).
  • Para as apresentações dos trabalhos PIBITI todos são identificados com a letra “T” ao final do código, exemplo: EPR08T – (Trabalho PIBITI de engenharia de produção, número 08).
  • Para as apresentações dos trabalhos PIBIC Jr todos são identificados com a sigla “Jr” ao final do código, exemplo: Medvet01Jr – (Trabalho PIBIC Júnior de medicina veterinária, número 01).
  • Para as apresentações dos trabalhos do PIBIC Mobilidade Nacional todos são identificados com a sigla “MN” ao final do código, exemplo: MEDVET116MN.
  • Para as apresentações dos trabalhos do PIBIC Master, todos são identificados com a letra “M” ao final do código, exemplo: ODO13M.
  • Para as apresentações dos trabalhos do PIBIC Internacional (estudante intercambistas) todos são identificados com a letra “I” ao final do código, exemplo: MEC17I.
  • Para as apresentações dos trabalhos do PIBIC Empreendedor – Copel + todos são identificados com a letra “Tc+” ao final do código, exemplo: MEC10Tc+.
  • Para as apresentações dos trabalhos do PIBIC Empresas –  todos são identificados com a letra “e” ao final do código, exemplo: MEC10e.

Áreas de conhecimento e as respectivas siglas das áreas de avaliação:

Ciências Agrárias:

AGRO (Agronomia, Fitossanidade, Fitotecnia), CTA (Ciência e tecnologia de alimentos, Engenharia de Alimentos), FLORE (Recursos Florestais e Engenharia Florestal), MEDVET (Medicina Veterinária e subáreas, Produção Animal), ZOOT (Zootecnia).

Ciências da Vida:

ANAT (Anatomia), BIOQ (Bioquímica) BIOTEC (Biotecnologia), ECO (Ecologia), EF (Educação física), ENF (Enfermagem), FAR (Farmácia), FISIOL (Fisiologia), FISIO (Fisioterapia), GENE (Genética), IMU (Imunologia), MED (Medicina e subáreas), MICRO (Microbiologia), NUT (Nutrição), ODO (Odontologia e subáreas), SC (Saúde Coletiva e subáreas), ZOO (Zoologia).

Ciências Exatas:

BIOENG (Bioengenharia), CCOMP (Ciências da Computação), EAMB (Engenharia Sanitária / Eng. Ambiental), EBIO (Engenharia Biomédica), ECOMP (Engenharia da Computação); ECV (Engenharia Civil), EPRO (Engenharia de Produção), ELE (Engenharia Elétrica) , EQ (Engenharia Química), FIS (Física),  MEC (Engenharia Mecânica e subáreas), MECA (Engenharia Mecatrônica), QUI (Química).

Ciências Humanas:

ART (Artes, Música), BIOETI (Bioética), CP (Ciência Política e subáreas), DES (Desenho de moda), EDU (Educação e subáreas), FILO (Filosofia e subáreas), LING (Linguística), HIS (História), LETR (Letras), LING (Linguística), PSICO (Psicologia e subáreas), SOCIO (Sociologia), TEO (Teologia).

Ciências Sociais e Aplicadas:

ADM (Administração e subáreas), ARQUR (Arquitetura e Urbanismo), CC (Ciências Contábeis), ECON (Economia), COMUN (Comunicação, Jornalismo e subáreas), DES (Desenho Industrial e subáreas, Desenho de moda), DIR (Direito e Teoria do Direito), DIRh (Direitos Humanos),  DIRpr (Direito Privado), DIRpb (Direito Público), DIResp (Direitos Especiais e subáreas), PLAN (Planejamento Urbano e Regional), SS (Serviço Social).

Apresentação Oral

A apresentação oral do estudante deverá ser de 10 minutos e terá 05 minutos de perguntas e respostas com uma banca de dois avaliadores. Exceto para as pesquisas dos programas PIBIC Master e Mobilidade, as quais terão no total 20 min, devendo ser incluído um relato da experiência do bolsista.

Para a apresentação oral, o  estudante deverá utilizar como material de apoio o modelo disponível  no site do PIBIC e no site do SEMIC 2019.

Para sua segurança, envie uma cópia da sua apresentação para o seu e-mail. Assim, evitará problemas de arquivo corrompido na hora da apresentação. Não é necessário entregar uma cópia do arquivo para a Coordenação antecipadamente.

Os estudantes que optaram pela apresentação oral em INGLÊS deverão fazer os slides em inglês, seguindo as mesmas normas.

A equipe de apoio do evento está terminantemente proibida de auxiliar o estudante na troca de slides no momento da apresentação e na instalação da apresentação no computador da sala de apresentação.

O estudante deve fazer a transferência de arquivo para o computador da sala  antecipadamente (no intervalo de apresentações), uma vez que, a partir do momento que o avaliador chamar o estudante, o tempo já estará contando.

Sessão de Pôster

A sessão de pôster tem duração de 2 horas, sendo que o estudante deverá fixar o pôster antes do início da sessão e permanecer ao seu lado durante toda a sessão, aguardando o avaliador e atendendo os visitantes. Ao término da sessão, o estudante deve retirar o pôster. Membros da equipe PIBIC estarão no local  para auxiliar em caso de necessidade.

Colocação de Pôster

Sessão I – 22/10 – 10h45 às 12h45 – *Ciências Humanas (PIBIC)

* Exceto Campus Londrina que apresentará dia 24/09/2019 juntamente com a “Sessão de Pôster V – Sociais Aplicadas”.

Códigos PIBIC (Humanas): ART, BIOETI, CP, DES, EDU, FILO, HIS, LETR, LING, PSICO, SOCIO TEO.

Os pôsteres deverão ser fixados no dia 22/10, a partir das 8h e até as 10h30 em local identificado com o código e nome do estudante.

Sessão II – 22/10 – 16h00 às 18h00 – Ciências Agrárias (PIBIC) + PIBITI (Todas áreas)

Códigos PIBIC: AGRO, CTA, FLORE, MEDVET, ZOO, ZOOT

Códigos PIBITI: AGRO, ARQUR, BIOENG, BIOTEC, CCOMP, CTA, EAMB, EBIO, ECOMP, ECV, EDU, EF, EPRO, FAR, FISIOL, FLORE, MEC, MED, MEDVET, MICRO, PLAN, PSICO, QUI, SC, ZOO, ZOOT.

Os pôsteres deverão ser fixados no dia 22/10, a partir das 14h00 e até as 15h30, em local identificado com o código e nome do estudante.

Sessão III – 23/10 – 10h45 às 12h45 – Ciências Exatas (PIBIC) + ARQUR/PLAN/DES + PIBIC Jr (Todas áreas)

Códigos PIBIC (Exatas): BIOENG, CCOMP, EAMB, EBIO, ECOMP, ECV, ELE, EPRO, EQ, FIS, MEC, MECA, QUI

Códigos PIBIC (Sociais aplicadas):  ARQUR, PLAN, DES.

Códigos PIBIC Jr: ADM, AGRO, BIOETI, BIOTEC, CCOMP, CP, CTA, DES, DIR, DIRh, ECOMP. EDU, EF, ENF, EPRO, FAR, MECA, MED, MEDVET, PLAN, PSICO, SC, ZOO.

Os pôsteres deverão ser fixados no dia 23/10, a partir das 8h00 e até as 10h30, em local identificado com o código e nome do estudante.

Sessão IV – 23/10 – 16h00 às 18h00 – Ciências da Saúde (PIBIC)

Códigos PIBIC (Ciências Saúde):  ANAT, BIOQ, BIOT, BIOTEC, ECO, EF, ENF, FAR, FISIO, FISIOL, GENE, IMU, MED, MICRO, NUT, ODO, SC.

Os pôsteres deverão ser fixados no dia 23/10, a partir das 14h00 e até as 15h30, em local identificado com o código e nome do estudante.

Sessão V – 24/10 – 10h00 às 12h00 – *Ciências Sociais Aplicadas (PIBIC) (Exceto: ARQUR-PLAN-DES)

* Os trabalhos pôster da área de Humanas do Campus Londrina serão apresentados nesta sessão.

Códigos PIBIC (Sociais Aplicadas):  ADM, CC, COMUN, DIR, DIResp, DIRh, DIRpr, DIRpb, ECON, SS.

Os pôsteres deverão ser fixados no dia 24/10, a partir das 08h00 e até as 09h30, em local identificado com o código e nome do estudante.

Presença do Orientador

É obrigatória a presença do orientador durante a apresentação do estudante, tanto na apresentação oral como na sessão de pôster. Caso ele esteja impossibilitado de comparecer, é necessário que envie um representante com um ofício de justificativa da ausência. Este ofício deverá ser entregue para o avaliador, bem como, deve ser enviada uma cópia para a Coordenação da IC.

Participação do estudante

É obrigatória a participação no SEMIC de todos os estudantes integrantes dos programas de iniciação científica e tecnológica da PUCPR, das duas vigências (2018/2019 e 2019/2020).

Para ter acesso às salas de apresentação e às palestras, todos os estudantes deverão, obrigatoriamente, estar munidos de seu crachá de estudante (PUCPR).

A equipe de apoio ficará na porta de cada sala de apresentação para validar a entrada e a saída dos estudantes para o cômputo de frequência. O sistema contabilizará a presença apenas se o estudante permanecer na sala durante todo oo bloco de apresentações. Não será permitida a entrada na sala após o início das apresentações ou apenas para a sua apresentação.

Modelos

Logo SEMIC - Marca d'agua

Coordenação de Iniciação Científica - PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho - Curitiba - PR

+55 (41) 3271-2112 // pibicpr@pucpr.br

Logo das IES: PUCPR e SENAI
Logo Órgãos de fomento: FA e CNPq