Palestras

As palestras e mesas redondas do SEMIC são pensadas para incentivar e divulgar as áreas estratégicas da universidade e promover o engajamento e aprofundamento em temas relevantes para formação do pesquisador. Veja aqui o que preparamos pra você:

22/10/2019

 

Manhã

 

08h30 – Abertura Oficial do Evento – Aud. Gregor Mendel – Bloco Verde

 

09h30 – Palestra de abertura – Aud. Gregor Mendel – Bloco Verde

Prof. Dr. Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR

 

11h00 às 12h00 – Palestra – Aud. Gregor Mendel

 

Título: “O desafio do sarampo e outras doenças imunopreveníveis que continuam causando surtos em pleno século XXI”

 

Resumo: Apesar dos grandes benefícios e avanços relacionados às vacinas nos últimos 100 anos somente a varíola foi erradicada do planeta e isso ocorreu há mais de 30 anos. Por que motivo continuam ocorrendo casos e até surtos de doenças milenares como a coqueluche, caxumba, sarampo, rubéola, difteria, tétano, poliomielite, meningites e tantas outras doenças infecciosas que são imunopreveníveis há décadas? O que estamos aprendendo (e o que ainda precisamos entender) com o atual surto de sarampo do Brasil?

 

Palestrante: Profa. Dra. Marion Burger

Pediatra e Infectologista. Doutorado e pós-doutorado em biologia molecular aplicada ao diagnóstico de doenças infectocontagiosas. Médica do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (coordenadora da Divisão de Agravos Agudos Transmissíveis). Professora da Escola de Medicina da PUCPR.

 

 

11h00 às 12h00 – Hotmilk Open House

A Hotmilk Ecossistema convida você a participar do Hotmilk Open House. No dia 22/10 acontecerá a inauguração da nova sede da Hotmilk no Tecnoparque e estaremos de portas abertas para receber você e apresentar um pouco mais sobre nosso novo ecossistema de inovação.

Durante a visitação guiada vamos:

– Conhecer os dois novos andares da Hotmilk Ecossistema

– Conhecer um pouco mais sobre as startups e o Coworking da Hotmilk

– Apresentar sobre a Hotmilk em um ambiente inovador e dinâmico

– Apresentação de pitch’s de startups do ecossistema 

As visitas acontecerão em 3 horários para os estudantes do PIBIC, PIBITI e PIBIC Jr

 

11h00 às 12h00

 

14h00 às 15h00

 

17h00 às 18h00

 

Vagas: 30 estudante por horário

 

Inscreva-se

  

Tarde

 

14h – 15h30 – Mesa redonda – Aud. Gregor Mendel 

 

Título: “Divulgação Científica em Biotecnologia:  Desmitificando Preconceitos e Combatendo Fake News”

 

Resumo: Na era das mídias digitais, o cyberespaço tem sido foco de propagação de informações sem o necessário compromisso com a realidade científica, tornando-se uma barreira social para a apropriação de importantes avanços da biotecnologia pela sociedade. Os desafios que essa realidade traz à produção científica, às empresas do setor e à população em geral serão tema da mesa-redonda.

 

Participantes:

Prof.a. Dra. Karen Sumire Kubo 

Graduação em Engenharia Florestal pela UFPR (2002), mestrado em Agronomia pela USP (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP (2011). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Bacharelado em Biotecnologia da PUCPR. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micropropagação e Cultura de Tecidos e Biologia Molecular.

 

Prof. Msc. Renan Colombo  

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal. Mestre em Ciência Política pela UFPR (2014). Especialista em Mídias Digitais pelo Centro Universitáro de Maringá (Cesumar) (2011). Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Positivo (2008). No campo profissional, é professor de Jornalismo e de diversos cursos de especialização da PUCPR, além de jornalista freelancer. Foi repórter e editor do jornal Gazeta do Povo por seis anos.

 

Pedro Andrade Guimarães Filho

Graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2013). Mestrando na PUCPR, na linha de pesquisa Socioambiental, concentração em Justiça, Democracia e Direito Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito digital, copyright, fake news, lei geral de proteção de dados e commons. 

 

Moderador: Prof. Dr. Humberto Maciel França Madeira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela USP (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012).  Professor na PUCPR,  Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

 

 

23/10 /2019 

 

Manhã 

 

08h30 às 10h – Oficina –  Sala 205 bloco laranja

Título : “Como definir o objetivo de um projeto de iniciação científica”

Resumo: Esta oficina tem por finalidade ajudar o estudante a definir corretamente a pergunta principal de um projeto de iniciação científica. Quando o objetivo é claro, o mesmo irá nortear todo o processo, evitando que se cometam erros e facilitando o andamento da pesquisa.

 

Ministrante: Prof. Dr. Everdan Carneiro

Mestre e doutor em endodontia pela FOB-USP. Professor do curso de graduação em Odontologia e do curso de pós-graduação em Odontologia da PUCPR (PPGO). Coordenador adjunto do curso de Odontologia da PUCPR e Bolsista produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária.

 

Vagas: 20 estudantes

 

Inscreva-se

  

10h30 às 12h30 – Workshop – Aud. Gregor Mendell 

 

Título: “Workshop de Revistas Científicas: conheça a prática de um periódico científico”

 

Resumo: O objetivo é proporcionar uma visão geral das rotinas de periódicos bem como dos papéis dos profissionais que atuam em revistas científicas. É destinado à estudantes e professores que tenham interesse ou editem periódicos científicos.

 

Palestrantes: 

Michele Oliveira

Coordenadora da PUCPRESS, com mais de 15 anos em experiência no mercado editorial. Graduada em Design de Produto pela PUCPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UPFR. 

 

Paula Lorena Melo

Revisora de texto em periódicos científicos desde 2016, atua na rotina de periódicos da PUCPRESS. Graduada em Letras Português e Italiano pela UFPR

 

Vagas: 50 estudantes

  

Inscreva-se

  

 

14h – 15h00 – Palestra – Aud. Gregor Mendel 

 

Título: “A Biotecnologia de dentro da indústria”

 

Resumo: Perspectivas de uma cientista que migrou da academia para a indústria. A trajetória, as nuances e as peculiaridades de cada lado. O que existe fora dos muros da Universidade e qual o perfil do profissional que escolhe fazer esse caminho. Como o Brasil apoia e desafia nossas empresas a investirem em P&D e nossos cientistas a se aventurarem por esse lado. Tentarei nessa apresentação trazer minhas respostas sobre os pontos levantados acima para que, junto com os estudantes, consigamos refletir sobre a atual situação da Biotecnologia como profissão no país.

 

Palestrante: Dra. Viviane Serpa Müller

Viviane tem 36 anos, é mãe da Alice (4) e do Arthur (1) e tem 13 anos de experiência no ramo da Biotecnologia. Formada em Biologia com Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Física Biomolecular pelo Instituto de Física da USP de São Carlos. Trabalha na Novozymes há 7 anos e atualmente ocupa o cargo de Gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da América Latina com foco na indústria de Bioenergia.

 

14h às 15h30 – Mesa Redonda – Auditório Carlos Costa

 

Título: Horticultura 5.0

 

Resumo: Entende-se por Horticultura a produção de frutas, hortaliças, flores e plantas bioativas e o conceito “5.0” está relacionado à qualidade de vida de todos os atores dos processos produtivos com uso de tecnologia de última geração, como a automação de processos, conectividade a campo, inteligência artificial, rastreabilidade de produtos e outras. O conceito de “Sociedade 5.0” já é uma realidade no Japão e estamos trazendo o conceito para um país em que o agronegócio relacionado à Horticultura é uma das principais atividades econômicas.

 

Participantes:

Prof. Dr. Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Eng. Agrônomo, Dr. em Produção Vegetal, Professor Titular da Agronomia da PUCPR.  Atua na produção vegetal nas áreas de fruticultura, plantas bioativas, plantas ornamentais, produção de sementes, armazenamento de grãos e fisiologia vegetal.

 

Ricardo Theis Geraldi

Bacharel em Sistemas de Informação, Doutorando em Informática na PUCPR. Atua nas áreas de Engenharia de Software: Linha de Produto de Software/Gerenciamento de Variabilidade, Cyber-Physical Systems (CPS), Internet of Things (IoT), Inspeção de Software, Design de Interação e Serviços Web.

 

Profa. Kelly Christine Landolfi Bettio

Graduada em Ciência da Computação, Doutoranda em Engenharia de Software, Professora das áreas de computação da PUCPR. Atua nas áreas de modelagens de processos, gerência de projetos, engenharia de software, engenharia de requisitos, projetos de sistemas de informação, métricas e qualidade de software.

Moderadora: Profa. Dra. Sandra Regina Cabel

Eng. Agrônoma, Doutora em Engenharia Florestal, Professora da Agronomia da PUCPR. Atua na área de melhoramento genético de plantas, clonagem e biotecnologia vegetal.

 

 

14h às 18h – Sala Jequitibá nº 111- Escola de Medicina

 

Oficina: “Estatística – do planejamento à análise”

 

Resumo: O objetivo do Workshop é entender o planejamento básico para o desenvolvimento de uma pesquisa; como organizar os dados para realizar as análises estatísticas; como fazer uma análise usando Excel e SPSS; e como interpretar os resultados. Tudo isso de forma prática, objetiva e contextualizada.

 

Ministrante: Prof. Dr. Saulo Henrique Weber

Formado em Matemática pela PUCPR, com mestrado e doutorado na área de Engenharia Florestal pela UFPR. Leciona disciplinas relacionadas à estatística desde 2009. Dá suporte estatístico ao programa de pós-graduação em Ciência Animal desde 2012 e é um dos coordenadores da Monitoria de Bioestatística desde 2016.

 

Suporte: Monitores de Bioestatística.

 

Vagas: 50 estudantes

  

Inscreva-se

  

24/10 2019 

 

09h00 às 11h00 – Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor e astrofísico Marcelo Gleiser

 

Local: Auditório John Henry Newmann  (auditório da Biblioteca) 

 

Dr. Marcelo Gleiser, pesquisador internacional, grande incentivador da iniciação científica, tornou-se o primeiro latino-americano a ser contemplado com o Prêmio Templeton, informalmente conhecido como Nobel da Espiritualidade. Atualmente, é pesquisador da Faculdade de Dartmouth nos Estados Unidos e membro da American Physical Society.

Reconhecido por suas colunas de divulgação científica no jornal Folha de S. Paulo, o professor também escreveu oito livros, dentre os quais recebeu o Prêmio Jabuti duas vezes: em 1998, pelo livro A Dança do Universo; e em 2002, por O Fim da Terra e do Céu. Além disso, publicou três coletâneas de artigos.

  

Inscreva-se

  

15h00   – Palestra de Encerramento – Aud. Gregor Mendell

 

Título: Conectando o cidadão 

 

Palestrante: André Telles

Assessor Especial de Gestão Inteligente e Inovação na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho no Governo do Estado do Paraná. Professor de disciplinas relacionadas a inovação e em Universidades. Autor de cinco livros sobre inovação, dentre eles publicou o primeiro livro do Brasil sobre mídias sociais em 2005 e o mais recente publicado pela PUCPRESS denominado O Futuro é Smart em 2018. Palestrante do segmento de inovação em entidades como Sebrae, Senado Federal, Google e ESPM-SP. Co-fundador do iCities, representante no Brasil da FIRA Barcelona, consórcio público formado pelo governo da Catalunha, Câmara de Comércio de Barcelona e Prefeitura de Barcelona. Coordenador dos projetos do aplicativo Paraná Serviços e Paraná Solidário, cases de sucesso no Governo do Estado do Paraná.

 

 

15h30 – Cerimônia de Premiação 

Logo SEMIC - Marca d'agua

Coordenação de Iniciação Científica - PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho - Curitiba - PR

+55 (41) 3271-2112 // pibicpr@pucpr.br

Logo das IES: PUCPR e SENAI
Logo Órgãos de fomento: FA e CNPq