O REINO DE DEUS TESTEMUNHADO POR DOM HÉLDER PESSOA CÂMARA A PARTIR DE SUAS CIRCULARES PÓS-CONCILIARES E O PACTO DAS CATACUMBAS

PONTES, José Antonio Nogueira1; CABRAL, Raquel Cavalcante2;

Resumo

Introdução:Desde o Antigo Testamento Deus faz uma opção por aqueles que mais precisam da sua ajuda. No Novo Testamento, Deus envia ao mundo seu próprio Filho fazendo uma opção preferencial Jesus afirma que ‘ele me ungiu para que dê a boa notícia aos pobres” 1 . Nesta pesquisa chamamos a atenção para Dom Helder Pessoa Camara como testemunha de um compromisso com uma Igreja servidora e pobre.

Objetivo:1- Apresentar o Reino de Deus proposta pelo Pacto das Catacumbas. 2- Investigar o testemunho de Dom Hélder Camara. 3- Compreender o Reino de Deus iluminado por Dom Helder Pessoa.

Metodologia:Pesquisa e análise bibliográfica

Resultados:5.1. INSPIRAÇÃO DO PACTO DAS CATACUMBAS Seguindo o mandato de serviço de Cristo na última ceia, cada um dos doze éordenado a fazer como ele próprio fez (cf. Jo 13, 15). Atento a essa ordem, DomHelder Pessoa Camara testemunha um Reino de Deus próximo aos pequeninos, defendendo sempre a vida e os mais necessitados. 5.2 APRESENTAÇÃO DE ALGUNS COMPROMISSOS DO PACTODAS CATACUMBAS. Cada bispo que assina o pacto se compromete a viver segundo o modo ordinário do povo ao qual está inserido “no que concerne à habitação, à alimentaçãoe aos meios de locomoção” 2 . Desejam viver uma pobreza inspirada no Cristo, queera rico e por seu amor e generosidade, se fez pobre (cf. 2Cor 8, 9). Os bispos tomam também para si o dever de confiar a gestão financeira de sua diocese a uma comissão de leigos competentes para que eles “sejam menos administradores doque pastores e apóstolos” 3 .5.3 O REINO DE DEUS A PARTIR DO PACTO DAS CATACUMBASOs bispos entendem que o Reino de Deus não pode mais continuar apenas aser anunciado, mas deve ser testemunhado e vivido, porém, só é possível edificar oReino de Deus já neste mundo quando chegar ao fim toda injustiça. 5.4 O TESTEMUNHO DE POBREZA DE DOM HELDER PESSOACAMARA EM CONFORMIDADE COM PACTO DAS CATACUMBAS. Chegando ao Brasil, Dom Helder Camara “deixou a residência oficial dosarcebispos para ir morar na sacristia” 4 . Entregou também as terras da Igreja paraimplantar a Operação Esperança. Sua cristologia esta impregnada de amor e serviçoa exemplo do próprio Senhor. 6. DISCUSSÃO O desejo deste trabalho parte de uma compreensão da necessidade de umaaproximação dos mais pobres.

Conclusões:O Pacto das Catacumbas e a humildade dos bispos que se comprometeramcom ele deve inspirar cada cristão a se comprometerem profundamente com o Reinode Deus. Os bispos se reconheceram falhos quando a vivência de pobreza é umsinal de uma Igreja que caminha para a perfeição. Dom Helder se coloca em umaposição de testemunho direto em sua opção pela pobreza começando por si mesmoa mudança que Cristo deseja do mundo.

Palavras-chave: Pacto das catacumbas. Testemunho. Pobres.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador