ALTERAÇÕES NO TEMPO DE LATÊNCIA ELETROMIOGRÁFICO NA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO EM CONDIÇÕES DE DUPLA TAREFA

MOCELLIN, Mayulle Francesca1; PAPCKE, Caluê2;

Resumo

Introdução:O equilíbrio pode ser definido como a preservação de uma postura do corpo com uma pequena oscilação. Quando combinada com uma segunda tarefa, que exija maior atenção do sistema nervoso central, o novo foco de atenção gera interferência na outra tarefa. Na literatura, diversos trabalhos observaram alterações no comportamento do centro de pressão (CP) em atividades de dupla tarefa estática e dinâmica, relatando aumento no deslocamento do CP ou mau desempenho nas tarefas cognitivas, como dupla tarefa auditiva, visual e motora. Entretanto, ainda não está claro se algum tipo de dupla tarefa específica tem maior influência sobre o comportamento do CP em resposta a perturbações do equilíbrio.

Objetivo:Investigar a influência de diferentes condições de dupla tarefa no comportamento do centro de pressão.

Metodologia:Foram realizadas perturbações de equilíbrio nas condições: (a) olhos abertos olhando para um ponto fixo; (b) dupla tarefa auditiva (olhar fixo em um ponto juntamente com a identificação auditiva de padrões sonoros); (c) dupla tarefa visual (identificação de padrões visuais); (d) dupla tarefa motora (percorrer um labirinto com uma caneta laser); e (e) olhos fechados durante a tarefa. Foram analisadas a latência do pico de deslocamento do centro de pressão e o valor do primeiro pico de deslocamento do centro de pressão.

Resultados:Foi observada diferença significativa do pico de deslocamento do CP entre as velocidades de 100 mm/s e 200 mm/s para as mesmas condições. Porém, não houve diferença significativa na comparação entre as condições para mesma velocidade. A comparação da latência do pico de deslocamento do CP entre as velocidades não apresentou diferença significativa.

Conclusões:As duplas tarefas não influenciam nas estratégias de recuperação do equilíbrio quando analisadas na mesma velocidade da perturbação, contudo, com o aumento da velocidade há influencia alteração na resposta à perturbação do equilíbrio, independentemente de qual condição de dupla tarefa.

Palavras-chave:Equilíbrio. Dupla Tarefa. Centro de Pressão

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador