DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE PROCESSOS PARA UM SISTEMA MODULAR E ESCALÁVEL DE SUPORTE À GESTÃO DE PROJETOS EXPLORATÓRIOS

DELDOTTO, Leonardo Vasconcelos1; DESCHAMPS, Fernando2;

Resumo

Introdução:As plataformas atuais, que estão disponíveis no mercado para a realização da gestão de projetos, não estão preparadas para suportar um projeto de cunho exploratório, pois estes não se encaixam nos padrões dos outros projetos, não tendo um período de tempo definido e não seguindo requisitos de orçamento e qualidade, pois esses não se encaixam na lógica da exploração e da inovação. Esta pesquisa está alinhada com o projeto de desenvolvimento de uma plataforma voltada para a gestão de projetos exploratórios.

Objetivo:Desenvolver um motor de processos para um sistema modular e escalável de gestão de projetos exploratórios.

Metodologia:Foram feitos estudos de casos através do programa HiPUC 2018 para entender como um projeto exploratório se comporta, levantando as dificuldades e erros que podem ocorrer neste tipo de projeto. Foi utilizado a linguagem Python junto com a biblioteca Tkinter para resolver as necessidades sobre a área de gestão de projetos, mais especificamente em relação ao desenvolvimento de um motor de processos para a plataforma S3.

Resultados:Após fazer uma pesquisa com os participantes do HiPUC foi possível identificar que todas as equipes encontraram dificuldades ao desenvolver o projeto, muitas vezes tendo que repetir algumas atividades. Estudando as principais plataformas de gestão de projetos disponíveis no mercado, verificou-se que essas não são capazes de gerenciar um projeto exploratório. Foi desenvolvido um motor de processos para poder demonstrar o fluxo de trabalho para a plataforma S3, essa sendo voltada para o gerenciamento de projetos exploratórios, assim como foi o HiPUC.

Conclusões:O motor de processos desenvolvido em Python utilizando a biblioteca Tkinter mostra o fluxo das atividades realizadas pelos grupos, não tendo uma limitação de atividades, sendo esse o principio de um projeto exploratório, não saber quantas atividades serão necessárias para chegar em algum lugar ou em uma resposta, sendo assim possível ser implementado na plataforma S3 de gerenciamento de projetos exploratórios.

Palavras-chave: Projetos Exploratórios. Motor de Processos. HiPUC. Gestão de Projetos. Plataforma S3.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador