A ARTE DA BELEZA TEOLÓGICA A SERVIÇO DO SAGRADO:A ARQUITETURA DO ESPAÇO EM CLAUDIO PASTRO

TRINDADE, Andressa Sueli1; SERRATO, Andreia Cristina2;

Introdução:Como lugar por excelência, é no templo que os espaços sagrados adquirem sentido e realidade, então guarda um caráter monumental de expressão da permanência do ser humano com sua transcendência, elevando-o acima dos efeitos do tempo como uma referência de identidade por atribuir marcas no tempo e no espaço, cuja arquitetura expressa essa sacralidade.

Objetivo:Esta pesquisa tem como objeto de estudo a construção de espaços sagrados e a arte que nele está inserido, também a teologia que envolve a criação desses espaços. Trataremos especificamente de arte e arquitetura sacra cristã e contemporânea, através de obras de Claudio Pastro (1948-2016) e ainda trazendo uma comparação entre suas obras e obras de arquitetos renomados que permearam a arquitetura sacra. Tem-se como objetivo analisar a arquitetura no espaço sacro que Pastro desenvolveu na Região Metropolitana de Curitiba, Casa de Retiros Santo André em Campo Largo e Igreja do Mosteiro do Encontro em Madirituba, observando a sua participação na construção dos espaços e quanto as obras de comparação, utilizamos a Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte- Minas Gerais, do arquiteto Oscar Niemeyer e também a Capela Notre-Dame, em Haute-Saône- França, projeto do arquiteto Le Corbusier.

Metodologia:A metodologia empregada foi um levantamento bibliográfico com as obras de Pastro em Curitiba e Região Metropolitana. Teve uma confirmação do local das obras, com recolhimento dos dados, através de visitas de campo e estreitou-se a pesquisa com a visita nos espaços acima citados.

Resultados:O resultado da pesquisa quando analisada as obras de Pastro, foi compreender que possível ver claramente que havia a intervenção nos espaços, na forma da arte e da arquitetura. O artista relacionava a liturgia e a arte de uma maneira que apenas o essencial era mostrado e que elevava o ser humano a ao encontro do sagrado

Conclusões:O Sagrado exige, dessa forma, conhecimento da Liturgia para se criar e perceber.

Palavras-chave: Arte. Arquitetura Sacra. Cláudio Pastro. Oscar Niemeyer. Le Corbusier.