MONITORAMENTO DE CETOSE EM VACAS LEITEIRAS CONFINADAS

DUTKEWICZ, Ana Julia Reis1; FRIGOTTO, Tiago Andre 3; FRIGOTTO, Tiago Andre2;

Introdução:Doenças metabólicas são frequentemente diagnosticadas em rebanhos leiteiros, sendo a cetose uma dessas doenças que comumente acomete vacas em lactação. Esta doença está estritamente relacionada com o balanço energético negativo nos primeiros meses de lactação e geralmente ocorre na forma subclínica, acarretando grandes perdas econômicas aos produtores.

Objetivo:No presente estudo objetivou-se realizar um monitoramento clínico de cetose subclínica de vacas leiteiras confinadas em sistema Compost Barn, no município de Toledo, estado do Paraná.

Metodologia:O estudo conduzido foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais sob o protocolo número 0967. Foram coletadas amostras de sangue de 17 vacas da raça Holandesa que estavam nos três primeiros meses de lactação determinando-se a concentração do corpo cetônico beta-hidroxibutirato através de aparelho portátil dosador da marca Optium Xceed®, com fitas do modelo FreeStyle Optium ß-Ketone®. Por meio da análise da relação gordura/proteína do leite, verificou-se os animais que tiveram valores igual ou acima de 1,5 desta relação, sendo este evento sugestivo de cetose subclínica por um possível excesso de mobilização de gordura corporal para a glândula mamária, comparando-se estes resultados com a concentração de corpos cetônicos no sangue, visando determinar se tal relação de gordura/proteína no leite poderia ser definitivamente uma forma de diagnóstico de cetose subclínica. No presente trabalho, foram considerados pontos de corte para cetose subclínica concentrações séricas de BHBA>1,2 mmol/L.

Resultados:Apenas um animal (5,9%) apresentou a doença na forma subclínica e uma relação gordura:proteína no leite acima de 1,5, porém, outros cinco animais apresentaram essa maior relação de gordura/proteína mas com níveis séricos de beta-hidroxibutirato dentro dos valores aceitáveis.

Conclusões:A ocorrência de cetose subclínica na propriedade em vacas no início da lactação foi baixo, sugerindo que a dieta formulada e o manejo alimentar estavam adequados. A relação gordura/proteína do leite não mostrou ser uma ferramenta adequada para diagnóstico de cetose subclínica.

Palavras-chave:Corpos cetônicos. Beta-hidroxibutirato. Doença metabólica.

3. Colaborador