RIOS URBANOS COMO ESPAÇOS VERDES URBANOS: A SUSTENTABILIDADE DO RIO BELÉM.

KLEIN, ASSUCENA 1; GABARDO, Marta Maria Bertan Sella 2;

Resumo

Introdução:A pesquisa espera identificar aspectos de sustentabilidade de rios urbanos, para saber se o Rio Belém pode ser considerado um rio sustentável e se pode ser recuperado. Pretende estudar casos de Rios urbanos que foram degradados e voltaram a ser sustentáveis. Pretende ainda, comparar com a situação atual do Rio Belém, como tentativa de contribuir para a melhoria da qualidade do Rio e de quem vive nas proximidades do seu leito. A pergunta que a pesquisa vai procurar responder é se o rio Belém pode voltar a ser sustentável utilizando princípios verdes, inovadores.

Objetivo:O objetivo principal da pesquisa é Analisar e comparar casos para descobrir se o Rio Belém pode se transformar em um rio sustentável. Se espera ainda, sintetizar em um quadro resumo as ideias e cenários replicáveis para o Rio Belém.

Metodologia:A pesquisa foi baseada em referências bibliográficas e da web. Em seguida foi formulado um quadro síntese comparativo que contribuiu para análises e reflexões finais.

Resultados:"A partir de características dos rios analisados, foi possível estabelecer possíveis cenários para o Rio Belém. Foram selecionados 6 aspectos: tipologias de intervenção, propostas realizadas, ganho ambiental, ganho social/cultural, ganho de saúde e ganho econômico. Foi elaborada uma análise a partir do cruzamento dos aspectos mencionados. Para que um rio urbano ambientalmente degradado seja recuperado é preciso antes de tudo o interesse da população e dos gestores municipais. É preciso criar mecanismos para intervir e propor ações de revitalização ou recuperação."

Conclusões:Se concluiu que o rio Belém pode sim se tornar um rio sustentável, com propostas inovadoras e interativas entre os espaços de contato e de apropriação do rio pela população. Se outras cidades do mundo fizeram, Curitiba também pode fazer. Como experiência pessoal, conhecer a realidade do Rio Belém e poder comparar com rios de outras cidades no mundo foi um importante aprendizado.

Palavras-chave: Relação rio e cidade. Rio urbano sustentável. Intervenções em rios urbano. Revitalização urbana.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador