O TEATRO COMO INSTRUMENTO DA INSERÇÃO DA BIOÉTICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

SIQUEIRA, NATALIA FERREIRA 1; FISCHER, Marta Luciane 2;

Resumo

Introdução:Dentro das problemáticas ambientais que rodeiam o mundo atual, muitas delas nos exigem tão pouco para serem eliminadas dessa lista de problemas existentes. A partir dessa constatação foi desenvolvida uma peça de teatro para crianças de 10 à 12 anos, estando no ensino fundamental II.

Objetivo:Analisar qual seria o impacto que causaríamos nas crianças que participaram da peça, e das que somente assistiram, para saber como elas reagiriam a saber dos problemas.

Metodologia:Para subsidiar a elaboração do scripit foi realizada uma revisão integrativa do conteúdo de vídeos veiculados no youtube sobre a questão dos agrotóxicos, assim como auxiliado na elaboração de uma peça de teatro.

Resultados:Foram analisados 100 vídeos com as temáticas sobre agrotóxicos, sendo obtido uma média de 6578,67 likes, 83,62 dislikes, 101087,84 visualizações em canais que tinham 203655,42, evidenciando uma abrangência significativa desse conteúdo. Foram realizadas seis intervenções na escola, na qual foi auxiliado o mestrando de Bioética na recepção e preparação das crianças para a peça. Com a peça pretende-se mostrar as crianças o que é bioética e como a bioética é acessível a todos, não só a nós humanos, mas a qualquer se vivo, além disso trabalharemos com o “Dilema dos moranguinhos com agrotóxicos” sendo esse o tema central da peça, onde um menino pobre precisa ajudar a vender morangos já que seu pai está doente e precisa de uma consulta com médico especialista, Juca então larga das aulas para vender morangos na rua, para ajudar na renda de casa.

Conclusões:A transposição do conteúdo para uma forma de comunicação efetiva com as crianças elucidou o teatro é capaz de promover uma compreensão da missão da Bioética na busca de valores comuns para sustentabilidade ambiental e social. A presente pesquisa permitiu subsidiar a hipótese de que se faz necessário a aplicação de instrumentos compatíveis com a linguagem de público, sendo o teatro uma forma eficiente de comunicar os princípios da Bioética em crianças. Para tal, usando o dilema moral dos moranguinhos com agrotóxicos pretendeu-se aprofundar as vulnerabilidades inseridas nos agrotóxicos. Contudo, as vivências das práticas permitiram compreender que o teatro possui métodos próprios que demandam de esforço e dedicação.

Palavras-chave: Bioética Ambiental. Teatro. Agrotóxicos. Ensino fundamental.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador