SCIENCE COMMUNICATION OF MULTIOBJECTIVE OPTIMISATION RESEARCH

JESUS, MATHEUS RODRIGUES DE 1; RIBEIRO, Victor Henrique Alves 3; MEZA, Gilberto Reynoso 2;

Introdução:MOOD, (em inglês Multi-Objective Optimization Design) é o principal objeto de estudo do grupo de pesquisa e pode ser definida como uma técnica de otimização complexa, que consiste na avaliação de múltiplos objetivos em conflito, a otimização dos mesmos e o processo de tomada de decisão com uso de múltiplos critérios. Entretanto, é necessário que haja uma maior divulgação dos projetos relacionados ao tema para que haja uma maior visibilidade do campo.

Objetivo:O objetivo principal do projeto é produzir material de divulgação dentro do campo de MOOD para a audiência geral e produzir um material voltado para uma audiência mais técnica, exemplificando a aplicação de MOOD executada pelo grupo de pesquisa, com o objetivo de aumentar o engajamento sobre a área de pesquisa do grupo.

Metodologia:A metodologia utilizada no projeto foi inteiramente tirada de artigos sobre a produção de White Papers, divulgação cientifica e trabalhos relacionados a MOOD. Dentro do projeto não foi utilizado um método para a coleta de dados para assegurar a eficiência dos materiais produzidos, porém é altamente recomendável esta ação para futuros projetos.

Resultados:Os resultados obtidos ao longo do projeto foram uma coletânea de quatro White Papers introdutórios sobre MOOD e seus conceitos básicos, além de um White Paper técnico para comunicação científica que resume um dos artigos do grupo de pesquisa. Ao longo do projeto uma única divergência relacionada a literatura foi encontrada, tal divergência é o número de páginas que o White Paper deve ter para que o material seja efetivo.

Conclusões:Todos os objetivos do projeto foram alcançados. Os materiais de divulgação científica produzidos ao longo do projeto podem servir até mesmo para instruir novos alunos PIBIC Jr quem venham a trabalhar para o grupo. A principal contribuição do projeto foi a produção dos materiais de divulgação e comunicação científica para o grupo de pesquisa

Palavras-chave: Science communication. White papers. Otimização multiobjetivo.

3. Colaborador